Fique por dentro
   

Notícias

2º Ato surpresa da Campanha Salarial acontece na Gerdau em Pinda

01/07/2015

Mais de mil trabalhadores atrasaram a entrada do turno em uma hora

foto: Guilherme Mourafoto: Guilherme Moura 
 

Publicado em: 30/06/2015

Mais de mil trabalhadores atrasaram a entrada do turno em uma hora na Gerdau de Pindamonhangaba na manhã desta terça-feira (30). A fábrica pertence ao setor do Grupo 8 (que reúne os setores de trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários, entre outros).

A ação marcou o 2º Ato de Lançamento da Campanha Salarial da  FEM-CUT/SP, que foi organizado pelos Sindicatos Metalúrgicos de Pinda e Taubaté.

O objetivo é politizar o debate das cláusulas sociais para os trabalhadores nas portas das fábricas – que será destaque nas pautas de reivindicações da FEM.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Renato Marcondes – Mamão, falou da importância da categoria em manter a união, principalmente agora. “A Gerdau só aceitou abrir negociação do lay-off com muita insistência do sindicato e mobilização dos trabalhadores. Só assim podemos avançar.”


Contraponto
O presidente da FEM-CUT/SP, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, fez um contraponto às alegações de crise do setor empresarial citando a alta rotatividade nas fábricas.
“É fato que estamos perdendo postos de trabalho, mas também é fato que as empresas, estejam em crise ou não, trocam em torno de 40% os seus trabalhadores. Demitem e contratam outros ganhando menos. Há empresas realmente com dificuldade, mas muitas tentam forçar uma reestruturação neste momento. Não podemos deixar que elas joguem todo o custo de uma situação ruim nas costas do trabalhador”, disse.
Luizão também reforçou o slogan da Campanha da FEM deste ano que é #Nenhum Direito a Menos e Mais Avanços Sociais.
Participaram sindicalistas do ABC, Sorocaba, Cajamar e dos condutores do Vale do Paraíba.

Próximos atos
Até agora foram realizados dois atos da FEM-CUT/SP em parceria com os sindicatos filiados: em Diadema na segunda-feira (29), em frente à Apis Delta, onde participaram 1.500 metalúrgicos e metalúrgicas da Delga, Apis Delta, Legas e Metal Park. E nesta terça (30), na Gerdau, em Pindamonhangaba.
Os próximos acontecerão na quarta e quinta-feira nas regiões noroeste e grande Sorocaba, que inclui Itu, Salto e Cajamar.


Entrega de pautas
A FEM-CUT/SP entregará para as seis bancadas patronais na próxima sexta-feira, 3 de julho, as pautas de reivindicações da Campanha Salarial 2015.
Os metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo aprovaram como principais bandeiras de lutas: jornada de 40 horas semanais; a reposição da inflação e aumento real; a unificação e valorização dos pisos e a valorização das cláusulas sociais.

Informações de Guilherme Moura, Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP
Redação: imprensa@fem.org.brjornalismo@midiaconsulte.com.br
Editora-chefe: Viviane Barbosa - Mtb 28121
Redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572

Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br