Fique por dentro
     

Notícias

Brasília: 15 Mil Trabalhadores Marcham em Defesa do SUS

04/12/2015

Mobilização marcou a abertura da 15ª Conferência Nacional da Saúde, que termina na sexta (4)

Por: Da CUT com edição Redação FEM - Publicação: 03/12/2015

Aproximadamente 15 mil pessoas se reuniram em Brasília na última terça (1º) para um grande ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A manifestação, que reuniu pessoas de diversos estados brasileiros, partiu da Catedral Metropolitana e seguiu até o Congresso Nacional.

Nem mesmo a alta temperatura e o implacável sol que castigava Brasília, cansou os manifestantes que seguiram em caminhada pelas ruas da capital. Entre eles, Madalena Margarida da Silva, secretaria nacional de Saúde do Trabalhador da CUT, que criticou a “paralisação do País pela direita”. “Precisamos derrubar essa agenda conservadora, que oprime mulheres, que oprime a classe trabalhadora, que oprime os mais pobre do Brasil. Temos que impor nossa agenda”, afirmou a dirigente cutista.

A precarização do trabalho, atrelado à terceirização, é fundamental para se compreender o adoecimento de trabalhadores da Saúde. “É a ameaça do capitalismo. A busca por lucros faz com que se explore o trabalho para além de seu limite, há assédio moral e sexual, há desvalorização e por isso temos que estar juntos, na rua, para defender o SUS dessa ofensiva”, convocou Madalena.

Uma das principais bandeiras da manifestação foi justamente o aumento no repasse de verbas para a Saúde. Em inúmeras falas, a defesa do “Saúde+10” (PLP 321/2013), que está estagnado no Congresso Nacional.

15ª Conferência Nacional da Saúde

A agitada terça-feira em Brasília terminou com a abertura da 15ª Conferência Nacional da Saúde, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A atividade que tem como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”  termina nesta sexta-feira (4).

 

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP
Mídia Consulte Comunicação
Redação: imprensa@fem.org.brjornalismo@midiaconsulte.com.br
Editora-chefe: Viviane Barbosa - Mtb 28121
Redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572

Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp


•  Veja outras informações
 
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE MATÃO
Rua Sinharinha Frota, 798 - Centro - Cep 15990-060 - Matão / SP
Fone: (16) 3382-5944 / E-mail: atendimento@metalurgicosdematao.org.br